A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), presidida por Aldo Rebouças, fez uma reunião nesta terça com Douglas Araújo e Aldení Ramos. Eles são agentes culturais do segmento das Fanfarras e foram tratar do resgate e fortalecimento destes grupos musicais em Itabuna.
O encontro teve como objetivo central desenvolver estratégias para revitalizar essa importante expressão cultural, que carrega tradição e identidade da cidade. Itabuna inclusive já venceu vários concursos estaduais de fanfarras.
Entre as propostas, estão a reestruturação das fanfarras, capacitação de novos músicos, aquisição de instrumentos e ampliação das apresentações em eventos cívicos e culturais. Douglas enfatizou o impacto das fanfarras na formação de jovens e na valorização da cultura local. "O resgate desse movimento é essencial".
Aldo Rebouças reforçou o compromisso da FICC com a iniciativa. “As fanfarras têm um papel histórico na nossa cidade e trabalhar pelo resgate desse patrimônio cultural é uma prioridade. Queremos oferecer as condições necessárias para que essa tradição volte a emocionar e transformar vidas,” garantiu
O encontro gerou encaminhamentos importantes, incluindo a criação de projetos voltados à formação musical, a realização de eventos temáticos e a promoção de ações que levem as fanfarras aos bairros da cidade. "A FICC segue empenhada em apoiar e valorizar as iniciativas culturais que fortalecem a identidade de Itabuna", disse Aldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário