sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Itabuna ensina a evitar os escorpiões

As secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna vão promover uma ação educativa com sobre escorpiões, ensinando como prevenir sua presença. Elas também realizarão um trabalho de combate ao artrópode na área dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste da cidade.

A ação será a partir do dia 30, até 1º de novembro, por meio de uma parceria entre a Vigilância em Saúde, Biosanear e o Departamento de Limpeza Pública. A coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, explica que o objetivo é fazer uma limpeza geral na localidade com registro de escorpiões.

Também orientar os moradores sobre as formas de prevenir o aparecimento deles. “É importante que as pessoas redobrem os cuidados fazendo periodicamente a limpeza de terrenos baldios, evitando o acúmulo de entulhos, vedando as soleiras das portas, além de sempre sacudir roupas e calçados antes de usá-los”.

Lucimar lembra que “quando ataca humanos, o veneno do escorpião pode ser letal”. O Departamento de Vigilância Epidemiológica reitera que toda pessoa adulta picada por escorpiões deve ser encaminhada imediatamente ao Pronto-Socorro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Caso o paciente seja criança, o encaminhamento deve ser para o Hospital Manoel Novaes. A presença de escorpiões deve ser comunicada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no fone (73) 98152-0287.

Nenhum comentário:

Postar um comentário