sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Ilhéus foi invadida pelas águas-vivas

Quem vai à praia em Ilhéus, especialmente no litoral norte, deve ficar muito atento ao andar pela areia. Um grande número de águas-vivas, da especie caravelas-portuguesas (Physalia physalis), apareceram em toda a orla nos últimos dias. Elas são conhecidas pelos tentáculos venenosos.

Eles transmitem uma toxina que pode pode causar vários danos à pessoa, por envenenamento e alergia. Os quadros leves têm sintomas como queimação e dor no local, com duração de 45 minutos até 24 horas. Mas pide evoluir para dor de cabeça, mal-estar, náuseas, vômitos, espasmos musculares, febre e arritmia cardíaca.

Esqueça aquela lenda de que se deve urinar em cima da ferida. Não resolve nada e pode até piorar. O que os especialistas indicam é usar compressas geladas com água do mar ou bolsa, mas nunca com água doce direto na pela, porque ela piora o quadro da infecção.

O guia oficial do Ministério da Saúde recomenda remover os tentáculos "de forma cuidadosa", usando uma pinça, uma lâmina ou com a mão, usando luvas. O local deve ser lavado de forma abundante com ácido acético a 5% (vinagre serve), sem esfregar a região. É bom consultar um médico depois da ocorrẽncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário