A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, explica que a pessoa não precisa ter comorbidade para tomar a Bivalente, que é indicada para quem tomou a primeira e a segunda doses há quatro meses. Ela ressalta que não existem mais a terceira, quarta ou quinta dose.
Depois de anos exigindo as cinco, o Ministério da Saúde descobriu que só precisava de uma para pessoas saudáveis, como a imprensa livre defendia desde 2020, com base em estudos científicos sem viér de esquerda. Agora, só os imunossuprimidos e doentes crônicos devem tomar uma dose de reforço, mais a Bivalente.
A vacinação com Pfizer Bivalente começou no dia 27 de fevereiro em todo país e incluiu todos os outros grupos prioritários. Mas a procura pela vacina ainda é baixa em Itabuna. A cidade não tem nem 5% de pessoas imunizadas com a bivalente, apesar de a meta ser vacinar 180 mil pessoas maiores de 12 anos.
No sábado 6 de maio será realizada uma campanha contra a Influenza em todas as unidades de saúde, das 8 às 16 horas, e a Rede de Frio vai inserir a aplicação da Pfizer Bivalente na programação, já que as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente. Ela será oferecida apenas para adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário