A Secretaria de Infraestrutura do Estado vai abrir a Concorrência Pública da pavimentação dos 5,5 km do acesso de Itabuna à rodovia BA-649 no dia 30 de maio. O Aviso de Licitação foi publicado na sexta passada. Segundo o prefeito Augusto Castro, será construída uma avenida beira-rio da Câmara até o condomínio Real Ville.
Além dela, a saída para Ilhéus será duplicada entre o final da Avenida Juracy Magalhães e o Cidadelle. O diretor de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, disse que a nova avenida, junto com a duplicação do outro lado, inaugura um novo marco na história de Itabuna.
As duas pistas terão paisagismo, ciclovias, estrutura moderna e iluminação, melhorando a mobilidade urbana e facilitando a saída para o litoral. Saulo prevê a conclusão das obras para o primeiro semestre de 2024. Ele diz que o ministro dos Transportes, Renan Filho, já autorizou a licitação do contorno sul de Itabuna.
Ele vai ligar a BA-649 à BR-101, passando por fora da cidade, a cerca de quatro quilômetros do trevo rodoviário da BR-415. Saulo Pontes citou outra obra já autorizada pelo Governo Federal, o contorno norte de Ilhéus, saindo da BA-649 até o Iguape, servindo de acesso ao Porto Sul.
“Este conjunto de obras de infraestrutura representam investimentos de mais de R$ 500 milhões. Está se preparando o bi-polo Ilhéus e Itabuna para ter uma Região Metropolitana. Por isso, se melhorar o sistema viário para o desenvolvimento do turismo, comércio e serviços”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário