A barragem de Serra da Palha, que abastece cerca de 25 mil habitantes de Coaraci, no sul da Bahia, e seus distritos, foi recuperada e ampliada pelo Governo do Estado. A obra teve um investimento de mais de R$ 800 mil e envolveu melhorias na estrutura do barramento de pedra.
Ela agora atende 70% da demanda diária do sistema de abastecimento. Para a ampliação, a Embasa aumentou o armazenamento de água bruta na área de captação, abriu acessos de 720 metros quadrados e de 144 metros cúbicos, o último por escavação em rocha.
A empresa estatal também construiu o corpo da barragem em alvenaria de pedra, além de outros trabalhos de recuperação. O sistema possui agora 6,3 quilômetros de adutora. Atualmente, Coaraci possui duas captações de água, uma por gravidade, no Riacho Serra da Palha, e uma flutuante, no Rio Almada.
Segundo a secretária da SIHS, Larissa Moraes, “agora, no período de seca, conseguimos fazer uma reserva para que a população tenha acesso à água e, no período de chuva, a barragem serve justamente para amenizar os efeitos, que às vezes são muito fortes, como as enchentes na cidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário