quinta-feira, 30 de março de 2023

Ilhéus tenta reduzir camelôs no centro


A Prefeitura de Ilhéus promoveu uma reunião para tentar organizar o comércio ambulante, um problema antigo tanto na cidade como em Itabuna. Diversos prefeitos já prometeram tirar os camelôs das áreas centrais mas não conseguiram. Itabuna, por exemplo, faria isso no ano passado. Não fez.

Em Ilhéus, a reunião procurou juntar as secretarias para encontrar uma solução para as principais ruas do centro. Participaram as secretarias de Ordem Pública, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e de Trânsito, além dos títulares da Comunicação e Relações Institucionais.

O grupo discutiu ações para aumentar a fiscalização e combater o excesso de ambulantes. A ação conjunta tem como objetivo evitar a ocupação de espaços com a venda de produtos irregulares e sem procedência, que colocam em risco a saúde dos consumidores e fazem concorrência desleal com o comércio legalizado.

A SDE iniciou um processo de diálogo, com uma pesquisa de opinião para ajudar na tomada de decisão. O trabalho faz parte do plano de reorganização da cidade e dos espaços públicos. Já em Itabuna a questão está adormecida desde julho do ano passado, prazo dado pela Prefeitura para a saída dos camelôs do centro.

Eles continuam ocupando as calçadas da Avenida do Cinquentenário e suas transversais, dificultando a passagem dos pedestres, obstruindo a frente das lojas que pagam IPTU e afastando consumidores, que têm optado por comprar nos bairros com comércio diversificado, como o São Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário