quinta-feira, 30 de março de 2023

Conselho Tutelar está em nova sede

O Conselho Tutelar de Itabuna mudou de endereço, mas continua na avenida Garcia. Ela passa a atender no número 630, no primeiro andar da sede do Cram, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. O CTI é responsável por fiscalizar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

A coordenadora Joelma Gonçalves explica que o antigo imóvel, no número 75, era insalubre e não tinha espaço adequado para escuta sigilosa e atendimento ao público. Por isso o CTI pediu um novo local à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza em janeiro.

A nova sede conta com sete salas de escuta, recepção, copa-cozinha e um arquivo, além de uma área externa que dá acesso ao interior do imóvel. “Também estamos aguardando novo mobiliário e microcomputadores, que serão adquiridos mediante licitação”, informa a coordenadora.

Ela conta que o Conselho Tutelar recebe até quatro denúncias por dia e as ocorrências mais comuns são de violência sexual, evasão escolar e agressão física envolvendo crianças e adolescentes. O trabalho de proteção começa com a averiguação da denúncia no local e segue com o processo.

Caso tudo seja confirmado, o CTI denuncia ao Ministério Público ou à Vara da Infância e da Adolescência. Se o violador estiver na casa, a criança é retirada e entregue a uma "família extensa" ou a alguém com quem a vítima tenha relação. “Se a criança permanece no lar, o juiz envia uma equipe técnica para conversar com as partes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário