Milhares de pessoas se reuniram na manhã desta quinta-feira (7) na Avenida do Cinquentenário em Itabuna para acompanhar o desfile de 7 de setembro. A programação começou pontualmente às 8 horas.
Desfilaram na avenida o grupamento formado pelo Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar, 15º Batalhão de Policia Militar, Policias Rodoviária estadual e federal, além do 4° Grupamento de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal e o Samu, que se apresentou pela primeira vez na avenida.
O desfile cívico também contou com a participação de escolas da rede privada, estadual e municipal, que teve como tema “ Brava Gente Brasileira”, além de entidades e clubes de serviço.
A apresentação das escolas municipais foi precedida pela Fanfarra da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e em seguida um grupo de alunos utilizou uma faixa destacando Itabuna unida pelo direito de aprender, como fator básico de valorização da cidadania.
Um fato que chamou atenção da população e amedrontou quem foi assistir o desfile, foi a presença do temido “doido do pau”. Ele “desfilou” no meio da Avenida, passando em frente ao palanque onde estava o prefeito Fernando Gomes e outras autoridades municipais.
Independência do Brasil
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Nenhum comentário:
Postar um comentário