quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Críticas à saúde grapiúna marcam sessão do Outubro Rosa na Câmara

Durante sessão especial na Câmara Municipal, o médico Antônio Mangabeira criticou a ausência de programas específicos para a saúde feminina em Itabuna. Mangabeira, que é oncologista, ministrou palestra sobre o combate ao câncer de mama nessa quarta, 19, a requerimento do vereador César Brandão (PPS) por conta da campanha mundial Outubro Rosa. Segundo o médico, para vencer a luta contra a doença é necessário adotar políticas públicas adequadas que abarquem o diagnóstico precoce e o tratamento contínuo. 

Em 2016 o Brasil registrou 58 mil novos casos. Mangabeira pontuou que a prevenção eficaz diminui em 28% a incidência do câncer. “Tem recurso, mas falta compromisso dos agentes públicos”, criticou. Mulheres do Se Toque (grupo de apoio a pessoas com câncer em Itabuna) reclamaram das dificuldades no acesso a serviços de saúde. Elas citaram a carência de profissionais da medicina, como mastologistas, de um núcleo de atendimento à mulher e de procedimentos clínicos e cirúrgicos, como mamografia e histerectomia (remoção do útero). Mangabeira respondeu perguntas do público e de vereadores. 

A Júnior Brandão (PT), que questionou sobre os consórcios intermunicipais de saúde, Mangabeira mostrou-se favorável, desde que todos os envolvidos mantenham o compromisso de “fazer os repasses adequadamente”. Valéria Morais (SD), Nadson Monteiro (PPS) e Glebão (PV) também prestigiaram o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário