domingo, 2 de dezembro de 2012
Combate a Dengue, Já!
Segundo informação do diretor do Departamento de Vigilância à Saúde do município, Antônio Florentino, à Câmara de Vereadores de que Itabuna possui hoje o maior índice de infestação de dengue do Brasil, deixou a o vereador Paulo Luna bastante preocupado. Florentino Filho compareceu à sede do legislativo nesta terça-feira, 27, a convite do vereador Paulo Luna (PSDB), e não se preocupou com floreios. O diretor da Vigilância confirmou que seu setor é prejudicado, entre outros fatores, pelo deslocamento de agentes de combate a endemias para outras funções, fato já constatado, segundo relatório apresentado.
Durante a sessão, o vereador Paulo Luna, fez um pronunciamento-desabafo sobre o descaso das autoridades sobre o tamanho da gravidade. Com mais de 20 anos de participação na política de Itabuna, Luna observa que a cidade está entregue à sujeira e ao descaso, o que ajuda a proliferar diversas doenças, inclusive a dengue.
“Não é possível garantir a saúde da população com a cidade suja do jeito que está”, afirmou o vereador, cobrando do prefeito e secretários ações mais eficazes no trabalho de combate a dengue. O prefeito, secretários e diretores de saúde não podem ficar omissos a tudo isso. Luna acrescenta: “Quem tem que governar até 31 de dezembro são as autoridades constituídas e não a dengue”. Sem citar nomes, tem secretários municipais que não estão preocupados com a situação alarmante dessa epidemia, pois pensam apenas em “encher os bolsos”.
O pronunciamento surpreendeu a câmara de vereadores, pelo fato do município ter hoje o maior índice de infestação da doença entre as cidades brasileiras. A infestação predial registrada em Itabuna é de 18,4% por cento, índice considerado muito elevado e que surge como uma grave ameaça a toda a população itabunense. Apesar ser de um partido da base do prefeito, o vereador tem demonstrado independência com relação ao governo, já tendo criticado a gestão de Azevedo em pelo menos outra sessão.
A câmara de Itabuna decidiu encaminhar ofício ao prefeito Capitão Azevedo (DEM) e ao secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informando toda situação apresentada pelo diretor do departamento de Vigilância à Saúde, Florentino Filho. Segundo dados do Ministério da Saúde, a situação de Itabuna é muito grave, com o registro de mais de seis mil casos da doença este ano. Paulo Luna alerta para o risco de uma nova epidemia na cidade, como a que ocorreu em 2009, quando nove pessoas foram mortas pela doença. Finaliza!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário