Quem vive em Itabuna ou em algumas cidades da Costa do Cacau, talvez, ainda traga viva na memória imagens que o tempo não conseguiu apagar: professoras utilizando jumentos como meio de transporte ou caminhando léguas para chegar às escolas da zona rural. Outros sendo precursores na disciplina de educação musical, ou ainda, dezenas de outros educadores que com coragem e determinação foram responsáveis pela educação de milhares de cidadãos grapiúnas.
Se mergulharmos um pouco mais na história, veremos passar como filme em preto e branco, ou quem sabe em cores, cenas que foram protagonizadas por mestres na arte de saber disseminar saberes, ao ponto de transportar outros homens e mulheres à luz do conhecimento. Essa, pode não ser a “mais perfeita tradução” do que foi o desenvolvimento da Educação Grapiúna nas últimas oito décadas, pois cada um traz dentro de si imagens presas à memória, transformadas em sentimentos de gratidão aos professores e professoras que marcaram suas vidas, seja na educação infantil, na educação fundamental ou no ensino superior.
Foi querendo trazer à luz essas cenas e esses atores que a Faculdade de Tecnologia e Ciências instituiu o Mérito Educacional FTC e fará a concessão da condecoração aos 35 primeiros homenageados, em solenidade a ser realizada na próxima segunda-feira, 10, na AABB Itabuna. A iniciativa está prevista no Regimento Interno da Faculdade e faz parte das comemorações dos 10 anos de implantação do campus da Instituição de Ensino Superior (IES) no Sul da Bahia e pelo Dia do Professor – 15 de outubro.
O propósito é resgatar e preservar a memória da educação regional, homenageando os principais protagonistas na construção da história do ensino no Sul da Bahia, seja no nível superior, na educação fundamental ou básica. A princípio, serão agraciados educadores eméritos que, após longos anos dedicados à prática docente, ainda são referência para diversas gerações.
Homenageados
1. Adarcy Rodrigues Costa
2. Alcides Paulino dos Santos
3. Alcina Maria Oliveira Guimarães
4. Agenilda Palmeira
5. Ana Carolina Almeida
6. Anete Celestino dos Reis
7. Anorina Smith Lima
8. Carmem Maria Macedo Pinto de Abreu
9. Cleonice Moreira de Almeida
10. Diogo Flávio Caldas
11. Edehilda Rodrigues de Oliveira
12. Edmundo Dourado Silveira
13. Elza Cordier Monstans
14. Evani Moreira Pedreira dos Santos
15. Flávio José Simões Costa
16. Helena dos Anjos Souza
17. Helena Targino
18. Hélio Santos
19. Heloisa Franco Pinheiro
20. Irmã Dalvani Rosado
21. Leni Andrade Teixeira
22. Maria Célia Midlej Silva
23. Maria Delile Miranda de Oliveira
24. Maria Palma Andrade
25. Maria Rita Almeida Fontes
26. Maria Wanda Magalhães
27. Mercedes Suzart
28. Nair Assis Menezes
29. Noêmia Modesto Campelo
30. Ruy do Carmo Povoas
31. Tereza Cristina Estrela
32. Yara Maria de Oliveira Gomes
33. Yeda Silvia Reis Santos
34. Zélia Lessa
35. Zenaide M. Magalhães
36. Hermita Santos (Menção Honrosa pelos 100 anos de vida de uma das primeiras professoras itabunenses)
Nenhum comentário:
Postar um comentário