Uma turma de 34 apenados do Conjunto Penal de Valença, no Sul do Estado, será certificada na próxima segunda-feira (10/10), pela conclusão do curso “Preparando para a Liberdade”.
A capacitação, iniciativa do programa Liberdade e Cidadania, fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização e a Fundação Dom Avelar, conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por meio do programa Começar de Novo.
O curso teve uma carga horária total de 62 horas. Durante as aulas, foram abordados temas que tiveram como objetivo reabilitar os presos para a volta ao convívio em sociedade.
Autocuidado e Higiene pessoal, Identificando Perfil e Aptidões Profissionais, Pensando a Liberdade, Empreendedorismo e Relações de Gênero Etnorracial estão entre as disciplinas que compõem o conteúdo programático.
“Eu percebi que, durante o curso, eles adquiriram uma nova noção de liberdade, que está além do processo e atinge os níveis mais subjetivos”, afirmou a professora de Direito, Maristela Vieira, que ministrou a disciplina Pensando a Liberdade.
“Trabalhamos questões filosóficas, fizemos dinâmicas com material audiovisual, construímos algo diferente”, completou ela, ressaltando que a experiência “foi muito gratificante”.
A cerimônia de certificação acontece na própria unidade, localizada no bairro da Baixa Alegre, em Valença.
Texto: Bruna Rocha / Fotos: Fundação Dom Avelar
Nenhum comentário:
Postar um comentário