sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Curso na Ceplac capacita na criação de abelha sem ferrão

O Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac, através do Setor de Apicultura, vai realizar de 6 a 8 deste mês o II Curso de Capacitação  em Abelhas Sem Ferrão destinado a apicultores e pessoas interessadas na criação.
O curso será ministrado pela bióloga Paulina Ramalho Sicupira e equipe, com aulas teóricas e práticas, enfocando aspectos biológicos e morfológicos da abelha, e, principalmente como capturar, práticas de manejo incluindo preparo das colméias para produção de mel e multiplicação de enxames das abelhas uruçu amarelo, uruçu verdadeira, jataí, tiuba e moça branca.
As abelhas indígenas ou abelhas sem ferrão são grupos de insetos sociais que se caracterizam por possuírem ferrão atrofiado impossibilitando seu uso. No Brasil, existem mais de 300 espécies de meliponíneos, com elevado diversidade de formas, tamanhos e hábitos de nidificação.
As abelhas indígenas são insetos do território brasileiro e responsáveis pela polinização de 40% a 90% das árvores nativas, o que lhe confere valor ambiental significativo para manutenção do ecossistema e conservação.As inscrições podem ser feitas no Setor de Apicultura do Cepec, no Km 22 da rodovia BR-415 – Jorge Amado, trecho Ilhéus – Itabuna, ou através do telefone (73) 3214-3253.

Nenhum comentário:

Postar um comentário