Neste sábado, o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, recebe a primeira edição do Celebra Matrizes. Organizado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e aberto ao público, o evento é dedicado às culturas de origem africana e terá como principal atração o show da cantora e compositora Mariene de Castro.

A cerimônia de abertura será às 15 horas. Depois, às 16 horas, haverá roda de conversa sobre racismo e intolerância religiosa, com foco no "enfrentamento às discriminações e na defesa do respeito à liberdade de crença", direito fundamental assegurado pela Constituição de 1988.
Às 17h30, a programação prevê a entrega de placas de honra ao mérito a líderes das comunidades tradicionais de matrizes africanas, em reconhecimento à atuação social, cultural e religiosa desses representantes. A lista de homenageados ainda não foi divulgada.
As apresentações artísticas começarão às 18h30. Além de Mariene de Castro, também vão se apresentar a banda Filhos de Neguinha e a Orquestra Gongombira, que é ligada ao Terreiro Matamba Tombenci Neto, de Mãe Ilza, fundado ainda no século 19, em Ilhéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário