sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Itabuna e Ilhéus esperam muita chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertaram para uma mudança no clima dos próximos dias em Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Ibicaraí, Itacaré, Santa Luzia, Camacan, Arataca, Aurelino Leal, Almadina, Coaraci, Barro Preto e Itapé.

Segundo a Defesa Civil de Itabuna, a chuva deve começar a cair no município a partir desta quinta-feira, mas não existe motivo para preocupação nem medo de grandes alagamentos. A previsão é de que, até domingo, chova em torno de 100 milímetros, o que equivale a 100 litros de água por metro quadrado ao longo dos dias.

A Defesa Civil de Ilhéus também emitiu alerta, porém dis que as chuvas intensas devem acontecer até o dia 15. A cidade pode enfrentar fortes pancadas de chuva, com risco de deslizamentos de terra, alagamentos e inundações em algumas áreas. A nova gestão mandou equipes para prevenir problemas nas ruas.

Ao contrário de Itabuna, que nos últimos anos faz um trabalho contínuo de prevenção, só agora Ilhéus se antecipa às chuvas. A Prefeitura iniciou, logo nos primeiros dias, um trabalho de limpeza dos canais de esgoto e de água pluvial, bueiros e bocas de lobo. Um deles fica perto da Praça Cairú.

O local, no inpicio da Rua Eustáquio Bastos, é famoso pelos alagamentos com qualquer volume de chuvas e motivo de reclamações dos comerciantes. Segundo o secretário Cacá Colchões, “estamos trabalhando para limpar o máximo de bueiros que pudermos. A atuação rápida evita possíveis danos".

Outra região atendida pela Prefeitura foi a localidade da Faelba, no Hernani Sá. Um canal que liga o bairro ao Ilhéus II está tomado por mato e rodeado de obras irregulares. O local contará com uma intervenção da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais para resolver o problema de alagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário