quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Ilhéus e Itacaré têm mutirão nas praias

A Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus vem recuperando o tempo perdido para deixar a cidade agradável para moradores e turistas. Ela tem feito um trabalho intenso de limpeza das praias desde o início da semana. A ação visa combater o acúmulo de lixo e das baronesas que chegam pelo Rio Cachoeira.

A equipe recolheu uma grande quantidade de lixo deixado por banhistas mal educados, como bolas furadas, garrafas pet e até móveis quebrados. Além disso, começou a remoção das baronesas, plantas aquáticas que se acumulam e avançam em direção às praias, prejudicando a paisagem e o ecossistema.

A prefeitura destacou que o problema das baronesas não se resume a Ilhéus, já que a bacia do Rio Cachoeira engloba diversos municípios e as plantas descem desde Ibicaraí, passando por Itajú do Colônia, Itapé e Itabuna.

“Estávamos prontos para a limpeza das praias, quando nos deparamos com as baronesas. É um trabalho árduo, que durará alguns dias. Faremos a nossa parte, mas é fundamental unir esforços com outras prefeituras e órgãos para encontrar soluções mais abrangentes”, disse o secretário Cacá Colchões.

O problema também afeta Itacaré, que recebe as baronesas vindas pelo Rio de Contas. A prefeitura fez um esforço de limpeza das plantas que invadiram as praias urbanas, depois das fortes chuvas que atingiram a região. Elas se espalharam por diversos pontos da costa, mas as equipes já limparam 85% da área afetada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário