quinta-feira, 1 de junho de 2023

Itabuna terá muito milho no São João


Se tem uma coisa que não vai faltar neste São João em Itabuna é milho. As 17 associações de produtores que fizeram o plantio em março prevêem colher uma safra de 70 mil quilos daqui a 20 dias. Toda a produção deste item essencial em qualquer festa junina será vendida na Feira do Produtor.

Ela será montada a cerca de uma semana da véspera do São João. A produção foi favorecida pelas chuvas abundantes do outono deste ano e foi plantada com a doação de mais de 500 quilos de sementes melhoradas geneticamente, distribuídas pela secretaria de Agricultura aos produtores locais.

Na manhã desta quarta-feira, o secretário Moacir Smith Lima visitou a Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares, perto do semianel rodoviário. Acompanhado de uma equipe técnica, ele conversou com os pequenos produtores e se animou com a produtividade do milho neste ano.

Ele explicou que a boa produção se deve ao tipo de semente distribuída e às chuvas. O produto foi repassado pela Embrapa ao município e sofreu melhoramento genético, o que permite maior produção, em menos tempo até a colheita. Moacir lembrou que este é o terceiro ano seguido da doação das sementes.

“É muito gratificante a gente ver o resultado de nosso trabalho, desde o plantio aos cuidados com a terra”, declarou a agricultora Valdete Maria de Jesus. Com 12 anos na associação, ela diz que “esse apoio e a assistência técnica é fundamental para quem trabalha com a pequena produção e cuida de um pedaço de chão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário