Os secretários de Governo, Rosivaldo Pinheiro, e de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, visitaram a sede da ONG Bicharada nesta quarta-feira, levando técnicos para analisar as condições do local. A entidade cuida de animais abandonados, principalmente cães e gatos.
A visita ajuda a Prefeitura de Itabuna a planejar estratégias para melhorar a atuação dos voluntários desta área, enquanto o Centro de Controle de Zoonozes espera por reformas. Instalado de forma provisória na antiga sede do Samu na praça da catedral, o CCZ não resolve os problemas dos animais de rua.
Itabuna vive uma epidemia de cães e gatos, causada pela reprodução descontrolada, já que o CCZ não castra esses animais nem recolhe os que estão nas ruas. Além do risco de espalhar doenças como a raiva, ao invadir casas e quintais, eles acabam levando carrapatos e outros parasitas para os animais domésticos.
Na visita, os secretários entregaram materiais de limpeza como água sanitária, desinfetante, luvas, detergente líquido, vassouras, rodos e sacos de lixo. E elogiaram o trabalho da veterinária e presidente da Bicharada, Marcela Andrade. Porém não anunciaram nenhuma medida específica de apoio à entidade.
O secretário Moacir Smith Lima disse que o município estará presente, apoiando de forma efetiva a instituição. O diretor de Meio Ambiente, Allan Feitosa, completou que é ouvir as necessidades das ONGs, até durante a vacinação anual de cães e gatos contra a raiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário