Mas o Ita Pedro está no grupo de 12 festas divulgadas no projeto do Estado, que usa elementos da tradição junina na divulgação, principal atração para os turistas, que podem ouvir sertanejo e brega em suas cidades. O que eles esperam encontrar na Bahia é o forró e o universo que o torna único.
A caravana do Estado usa trio de forró, quadrilha junina, bolo de milho, amendoim cozido e licor na visita às operadoras mas, quando chega o São João, as atrações principais passam longe do forró, xote e baião. O turista que comprou o clima tradicional acaba encontrando atrações de outros gẽneros e quase nada do que esperava.
A deformação das festas juninas promovidas na Bahia começa a ser desfeita, depois que ficou clara a decepção dos turistas. Vitória da Conquista resolveu ter Flávio José e Falamansa como atrações principais. A maior festa privada no interior, Ticomia, terá Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Mastruz com Leite e Limão com Mel.
Na apresentação do Estado, feita no Anhembi, em São Paulo, tem como objetivo vender não só o São João, como as festas de Santo Antonio e São Pedro realizadas no interior, segundo o titular da Secom André Curvelo. "A Bahia vira uma festa durante todo o mês de junho”, afirma.
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