A chuva forte e o aumento da liberação de água na Usina da Pedra, feito pela Chesf, resultou no alagamento de Jequié, Ipiaú e Ubaitaba. Ela passou de 100 metros cúbicos por segundos na sexta para 2 mil metros cúbicos no domingo. A Chesf justificou esse aumento brutal dizendo que o reservatório estava 84,9% cheio no sábado.
Em Jequié, o Rio Jequiezinho transbordou e, segundo a prefeitura, atingiu todo o centro da cidade. Algumas avenidas foram interditadas, mas não há informações sobre desabrigados. Já em Ubaitaba, o Rio de Contas invadiu todos os imóveis próximos da margem.
A Prefeitura montou abrigos nos colégios para atender as famílias que foram retiradas de casa nesta região. O socorro aos moradores começou no sábado e foi acelerado no domingo. As duas prefeituras criticaram a Chesf por aumentar a vazão da usina em um volume gigantesco.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco explicou que era impossível manter a vazão normal com o reservatório próximo de transbordar. No sábado ele estava 84,9% cheio, mas na noite de domingo, chegou a 93,9%. A água está chegando nele numa velocidade de 2.900 metros cúbicos por segundo e saindo a 2.300.
Porém a Chesf detectou uma diminuição das chuvas e da chegada de água ao reservatório. Por isso, a tendência é de estabilização do nível. Assim, não será preciso aumentar ainda mais a vazão, que no momento está em 2.400 metros cúbicos por segundo, taxa que deve manter as cidades alagadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário