Foto: Julia Prado/MS |
Na ocasião, o Ministério da Saúde também apresentou uma ferramenta de avaliação e visualização de dados referentes ao cenário atual da lista de espera e dos transplantes de órgãos realizados em 2022. A ferramenta tem a intenção promover maior conscientização e também apoio a decisões sobre a doação de órgãos e medula óssea pelos gestores do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Para a secretária de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Maíra Botelho, apontou que as informações podem contribuir muito para analisar o cenário da doação de órgãos no Brasil.
“Quando esses dados são analisados em conjunto podem revelar a importância de se discutir em família sobre a vontade de cada um em se tornar doador de órgãos”. A secretária explica que isso se dá pela diferença entre a quantidade de pessoas que aguardam por algum órgão para transplante e o número de procedimentos realizados. “Havendo mais pessoas dispostas a doar, a chance daqueles que aguardam por um órgão serem contemplados também aumenta”, destaca Maíra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário