sexta-feira, 8 de abril de 2022

Apagão deixa sul da Bahia sem energia


As regiões sul, centro-sul, sudoeste e baixo-sul da Bahia enfrentaram uma queda geral de eletricidade nesta quinta-feira, por volta das 9h. Na maior parte das cidades, o serviço foi restabelecido depois de 40 minutos, em outros chegou a uma hora de espera.

O apagão deixou Itabuna sem semáforos, causando confusão num horário de muito movimento. Também foram afetadas emissoras de rádio e seus streamings, serviços de internet e telefonia, refrigeração em supermercados e açougues, portões automáticos em garagens, entre outros.

A queda de energia prejudicou, mais uma vez, o abastecimento de água tanto em Itabuna, feito pela Emasa, quanto em Ilhéus, onde é operado pela Embasa, que informou a suspensão na manhã desta quinta na Usina de Funil, no Rio de Contas, operada pela Chesf.

"O sistema foi parcialmente normalizado, mas ainda não há uma previsão de regularização completa do fornecimento de energia", explicou. Além de Ilhéus, o problema afetou cidades como Ibicuí, Itaju do Colônia, Santa Luzia, Ubaitaba, Aurelino Leal, Ibirapitanga, Mascote, Camacã e Canavieiras.

A Embasa diz que, depois que a energia volta, o abastecimento tem que ser feito de forma gradativa e só volta ao normal 24 horas depois. A Coelba, por sua vez, confirma que o apagão foi provocada pelo desligamento do sistema de transmissão da subsestação Funil, da Chesf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário