quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Biofábrica reproduzirá novos clones de cacau da Ceplac

A Biofábrica deu início ao preparo de uma nova área em seu jardim clonal de cacaueiro para a inserção dos novos clones lançados pela Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Os clones Cepec 2204 e Cepec 2176 serão reproduzidos em larga escala por meio de enxertia e miniestaqueamento. 

Enxertia é uma forma de multiplicação com a união dos tecidos de duas plantas, cujos benefícios vão da formação de raiz pivotante a uma maior velocidade de desenvolvimento em campo. Já o miniestaqueamento ocorre com o aproveitamento do potencial juvenil de propágulos para indução do enraizamento, e sua vantagem é a precocidade desse enraizamento. 

Outra vantagem é que leva menos tempo para ir para o campo e promove um aumento na hegemoneidade das características agronômicas da planta. De acordo com a responsável técnica da Biofábrica, Kaleandra Sena, os métodos de multiplicação atenderão à demanda existente entre os produtores e agricultores. “Com a chegada do Cepec 2204 e do Cepec 2271, a Biofábrica passa a conter, em seu portfólio, 12 clones chamados ‘elites’”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário