A Fundação Hemoba e a ONG Enaultinho Rocha promovem a "Campanha Consciência de Ser Doador", de cadastro de medula óssea, em Itabuna, no sul da Bahia. A ação será no Banco de Sangue da Santa Casa, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, nos dias 25, das 8h às 17h, e 26, das 8h às 12h.
O objetivo é mobilizar e conscientizar os jovens sobre a importância do cadastro e ampliar o número de possíveis doadores, já que a faixa etária para o cadastramento é entre 18 e 35 anos. Para a Bahia, o Ministério da Saúde estabeleceu uma meta de 9.244 cadastros por ano.
Segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), no estado há 213.491 pessoas cadastradas e 1.004 que receberam transplante, o maior número do Nordeste. Atualmente, no REDOME estão cadastrados 5.712.359 doadores, com uma média de 650 pacientes em busca de um doador não aparentado.
A ONG Enaultinho Rocha foi fundada em 2014, em Itabuna, por seu presidente Enault Rocha, quando faleceu o seu filho Enaultinho, aos 33 anos, por causa de leucemia. Diagnosticado com a doença em 2012, morreu sem encontrar um doador compatível de medula óssea. Esta perda levou o pai a ser um militante.
Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME.
Nenhum comentário:
Postar um comentário