segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Eleger mais mulheres segue como desafio para o eleitorado itabunense


 Auriana Bacelar

 

Nos próximos quatro anos, Itabuna terá apenas uma mulher ocupando cadeira na Câmara de Vereadores. Mesmo sendo a maioria do eleitorado, serão 20 homens e só uma representante feminina na composição do legislativo itabunense. A vaga será ocupada pela vereadora Wilma de Oliveira, do PCdoB, reeleita com expressivos 2.770 votos, que a colocaram em terceiro lugar entre os mais votados.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de mulheres eleitas para as câmaras municipais de vereadores no país cresceu 13% entre as eleições de 2020 e de 2024. Em Itabuna não houve avanço nesse sentido,  Wilma continua sendo a única mulher.

Mas chama a atenção que neste pleito ela obteve mais que o triplo de votos do anterior, obtendo uma das 5 maiores votações para a Câmara Municipal na história de Itabuna, a maior entre as mulheres. Também se tornou a primeira vereadora reeleita no município desde a redemocratização. Vale ressaltar que a segunda candidata com maior número de votos ficou na 32ª posição entre os mais votados deste ano.

 

Mandato solitário

:: LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário