O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia deu início, nesta segunda-feira, ao procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais deste ano. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados no dia 3 de outubro, em todos os cartórios eleitorais do estado.
Fazer a carga da urna eletrônica significa inserir no equipamento as mídias contendo softwar, número, nome e foto dos candidatos, bem como a relação de eleitores por seção eleitoral. Também são inseridas as mídias de resultado, utilizadas para o armazenamento dos votos depositados nas urnas.
No final, as urnas são conferidas, o pleno funcionamento é atestado e o equipamento recebe lacres de segurança assinados pelo Juiz Eleitoral. O candidato cujo registro de candidatura esteja aguardando julgamento de recurso terá seu nome mantido na urna eletrônica.
Porém, a validade dos votos está condicionada ao deferimento de seu registro. O TRE convidou para a ocasião o Ministério Público, a OAB, partidos, federações, coligações e interessados. As entidades poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados em urnas eletrônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário