O Brasil tem 849 municípios com mais eleitores do que habitantes, segundo o levantamento do jornalista Macário Batista, do jornal O Estado, de Fortaleza/CE, depois de cruzar os dados do IBGE, TSE e outras fontes. A Bahia, que possui 14,9 milhões de habitantes, tem 36 municípios nesta condição.
No sul da Bahia, Itapé tem mil eleitores a mais que habitantes, provavelmente residindo na vizinha Itabuna. Barro Preto e Coaraci têm 800 eleitores a mais que sua população. Mas as maiores diferenças na Bahia são de Maetinga, Ribeirão do Largo e Potiraguá. Maetinga tem 2.386 residentes e 7.289 eleitores.
Ribeirão do Largo conta com 4.896 habitantes e 8.110 eleitores. Já Potiraguá tem 6.623 moradores e 9.212 eleitores. No Nordeste, o levantamento indica 167 municípios na mesma situação. Porém, o Tribunal Superior Eleitoral diz que nem sempre é resultado de fraude, mas de condições locais.
“Alguns municípios têm muita casa de veraneio e tem muita gente que transfere o título para lá, porque vai passar o fim de semana da eleição. Esse eleitor tem residência comprovada por ser proprietário de um imóvel,” afirmou o TRE-AL ao jornalista. Quando há suspeita, o TSE investiga e recadastra os eleitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário