quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Água da enchente causa várias doenças

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, afirmou que a UPA atendeu mais de 400 pessoas nesta terça-feira (28). A demanda vem sobrecarregando o SUS, por isso ela pede o reforço das equipes de saúde, com mais médicos, enfermeiros e profissionais da área.

Lívia também está alertando a população para tomar cuidado com as doenças que são transmitidas pelo contato com água suja, como a das enchentes. Existe o risco de transmissão de leptospirose, Hepatites A e B, micose, tétano e gripes, entre outros doenças.

Lívia lembra que as enchentes espalham esgoto, lixo e lama, podendo contaminar as pessoas com bactérias que causam febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar, cansaço, náuseas e diarreia. Se voce tiver estes sintomas, procure um médico imediatamente, para evitar um grave de saúde mais grave.

Os postos de Saúde farão uma profilaxia pós-exposição para leptospirose. Além disso, a Prefeitura está iniciando a montagem de gripários, para combater o surto da Influenza. A secretária diz que, no caso de exposição à água contaminada, o remédio indicado para os homens é a Doxiciclina, com dois comprimidos ou dose única.

Para as mulheres em idade fértil, o medicamento indicado é a Amoxicilina, tomando um comprimido de oito em oito horas. Ela lembra que os remédios precisam ser receitados por médicos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, na UPA 24 Horas ou em hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário