As ações organizadas pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) pelo mês da mulher foram iniciadas ontem (8) com uma marcha conduzida por mulheres jornalistas. Mesmo com chuva, o movimento saiu do monumento do Cristo na Barra em direção ao Farol.
A caminhada teve como objetivo protestar contra os ataques aos direitos trabalhistas, os desmandos do governo federal e todas as formas de violência e discriminação.
A Comissão de Mulheres do Sinjorba preparou uma agenda de mobilizações, ações e atividades dedicadas às jornalistas baianas para todo o mês.
Esta segunda-feira – 9 de março – será o Dia de Luta das Mulheres Jornalistas, data escolhida pela Comissão de Mulheres da Fenaj para protestar contra os assédios moral e sexual, enfrentados pelas jornalistas no Brasil durante o exercício da profissão, com o lema “Lute como uma jornalista”. Para fortalecer a mobilização, o Sinjorba convoca as mulheres para que vistam lilás ou roxo neste dia em forma de protesto, em seus locais de trabalho, contra os ataques sexistas, machistas e misóginos, exigindo respeito.
A Comissão também preparou um calendário de visitas aos veículos de comunicação e assessorias, que serão realizadas de 9 a 19 de março, para entrega de folders, brindes e bate-papo com as jornalistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário