quinta-feira, 12 de março de 2020

Legislativo media busca de providências para asfalto em loteamento

Sugestões de legenda: Vereadores recebem secretário João Zulato Filho e
moradores do Loteamento Tupinambá
Dona Heloísa Maria Rodrigues Nambu segue na expectativa de livrar-se da
lama
O que fazer quando começa a pavimentação e não chega até sua rua? Quando o tão esperado asfalto irá nos livrar da lama? Para responder a estas perguntas, a Câmara de Itabuna reuniu na tarde de terça-feira (10) o secretário de Desenvolvimnto Urbano, João Zulato Filho, moradores do Loteamento Tupinambá e de imediações da Travessa dos Trovadores. 

Acompanhado de representantes da construtora responsável pela obra perto daquela Travessa, o secretário explicou ser fruto de recursos do Ministério das Cidades. Reconheceu que o trabalho começou em 2011, está na quarta licitação e assegurou que será concluído. Mas disse algo que, talvez, sirva de alento aos moradores de demais localidades passando por situação semelhante: “A responsabilidade civil de qualquer contrato é de cinco anos. Se o serviço for desfeito, é para ser refeito”. 

 À espera da pavimentação A dúvida dos habitantes do Loteamento Tupinambá, já exposta em recente protesto, é se a citada pavimentação irá contemplar a localidade. Afinal, fica próxima de onde o asfalto foi iniciado e lá moram cerca de 400 pessoas. A questão foi retratada na voz de Luciana Rosa dos Santos e Pastor Robson Barbosa Ferreira. Da mesma forma, Heloísa Maria Rodrigues Nambu, moradora da 2ª Travessa dos Trovadores, queixa-se: “Já teve muita promessa, mas o asfalto não chegou!”.

De acordo com o secretário, seria necessário um aditivo ao contrato de R$ 600 mil que garante a pavimentação ainda não executada no Loteamento Tupinambá. Tal adicional, porém, teria que ser autorizado pelo Executivo. “Até um quarto disso [R$ 150 mil] poderia ser aditivado; mas a questão financeira é o ponto chave, porque esse é um recurso federal, um saldo de contrato que estamos tentando fechar”, esclareceu. 

Encaminhamentos 

Com concordância dos pares, o pedido da reunião foi assinado pelos vereadores Júnior Brandão e Jairo Araújo, que se comprometeram a levar encaminhamentos decorrentes da discussão de terça. Um deles é provocar um encontro entre os moradores, no Loteamento Tupinambá, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. 

Outra providência é reivindicar, junto a deputados, emendas que garantam a regularização fundiária daquela localidade e, por fim, dos imóveis nela construídos. Sugestões de legenda: Vereadores recebem secretário João Zulato Filho e moradores do Loteamento Tupinambá

Nenhum comentário:

Postar um comentário