sexta-feira, 15 de junho de 2018

Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos de soltar fogos

Os fogos de artifício fazem parte das comemorações juninas, dos traques de massa aos rojões, mas o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta para os cuidados com o manuseio dos materiais. Os artefatos são distribuídos de acordo com o público, devem ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e precisam ser adquiridos em locais certificados pelo CBMBA. 

Existem as categorias A e B, que são para crianças e adolescentes, e as C e D, apenas para maiores de 18 anos. É imprescindível que as normas de utilização sejam seguidas, assim como as orientações dos fabricantes e a validade dos materiais. O CBMBA alerta ainda que, mesmo dentro da faixa etária apropriada para usar o artefato, as crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto. Alguns tipos de fogos não podem ser comercializados no varejo e devem ser vendidos a caixa fechada, contendo as instruções de uso. 

Outro destaque para que os acidentes sejam evitados é soltar os artefatos em locais apropriados, sem aglomeração de pessoas, nem próximo de árvores ou fiações elétricas, dessa forma o artefato consegue subir com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário