quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Sessão Especial Discute Resíduos Sólidos




A Câmara debateu na tarde desta terça-feira (05), em Sessão Especial de iniciativa do vereador Júnior Brandão (PT), o plano de destinação dos resíduos sólidos em Itabuna. Na oportunidade, se fizeram presentes os vereadores Antônio Cavalcante (PMDB), Beto Dourado (PSDB), Enderson Guinho (PDT), Jairo Araújo (PCdoB), Júnior do Trator (PHS), Nel do Bar (PPS), Robinho (PP). 

Além deles, estiveram na bancada o secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Patrick Monteiro, o secretário da Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, a professora Lisdeile Nobre representando o curso de Direito da FTC, ainda Napoleão José Filho, presidente da CONDUS, e do professor Flávio Leopodino, presidente da COMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente). 

“Discutimos hoje a política municipal de resíduos sólidos que afeta a todos nós. É preciso que a gente corra não só pela exigência legal, mas porque o tamanho e importância de Itabuna na região, não se pode mais conviver com o lixão. Precisamos ter a curto, médio e longo prazo ações que venham a resolver o problema de todo o lixo produzido na cidade. Nós falamos do ‘lixão’, mas todo o lixo que é produzido por escolas, residências, comércio, indústria, construção civil, todas elas precisam ter uma destinação correta”, falou o vereador Júnior Brandão. 

O secretário da SEDUR, Patrick Monteiro, falou que sua pasta está trabalhando para o plano municipal de resíduos sólidos. Conforme a fala do secretário da Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, é preciso educar e conscientizar a sociedade para que não jogue lixo na rua, também sendo importante o incentivo à coleta coletiva. Concluiu falando que a prefeitura já está procurando um terreno para fazer um aterro sanitário dentro da sustentabilidade. Segundo a delegada e professora Lisdeile Nobre, é preocupante o estado do ‘lixão’, por isso é necessário fazer um plano integrado com toda a população para que destine o lixo a um local apropriado. 

Já Napoleão Filho, convidou a todos os presentes a visitar a instituição da qual é presidente, vale destacar que a sessão teve uma participação massiva da sociedade itabunense. O cidadão José Sebastião (conhecido como Telebahia), que trabalha com reciclagem há 20 anos, também fez ponderações sobre o tema. “É necessário que as discursões da sessão de hoje sejam colocadas em prática. Não se pode sair daqui e esquecer o que foi dito”, argumentou o trabalhador. 

Visita 

 A sessão recebeu a visita de 35 alunos do Colégio Estadual General Osório, e a aluna Naiara Barbosa Silva falou para o público. Ela citou que os estudantes ficaram muito honrados com o convite de participar da sessão. “Considero muito importante porque a política se faz não só com os nossos legisladores, mas também com toda a sociedade. O trabalho que é feito aqui é refletido em todos os setores do município”, disse a jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário