quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Falta de pagamento das emendas impositivas gera divisão na base de Rui

Foto: Bruno Luiz/ Bahia Notícias
O imbróglio que se criou em torno da não execução das emendas impositivas dos deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) precipitou uma divisão na base aliada do governador Rui Costa (PT). Publicamente, muitos parlamentares não admitem, principalmente correligionários do petista, mas, nos bastidores, os protestos quanto à indefinição do governo sobre o pagamento dos recursos - obrigatório pela Constituição da Bahia - são recorrentes. Nesta terça-feira (22), o Bahia Notícias presenciou um destes momentos. Em um dos corredores da Casa, um deputado do PT reclamava com o presidente Angelo Coronel (PSD) sobre a situação e pedia que ele intermediasse, junto ao governo do Estado, uma solução. O Executivo tem até dado sinais de que pretende resolver o problema. 

Nesta terça, representantes da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) se reuniram com a base e a oposição para apresentar novas propostas de cumprimento das emendas (veja aqui). No entanto, como elas não agradaram nem a gregos e nem a troianos, o impasse não foi resolvido. De acordo com uma liderança ouvida pelo BN, alguns aliados de Rui já não acreditam mais nas promessas do governo. A última, de quitar tudo até 31 de julho, não foi cumprida. “O governo não tem mais credibilidade. Sempre que eles prometem, não cumprem”, afirmou a fonte. 

Ainda segundo essa liderança, a base está “em polvorosa” e desunida. “A unidade da base aparece na frente de Rui, mas desaparece por trás dele", relatou. O receio dos parlamentares com a questão das emendas tem nome: eleições de 2018. Como os recursos destinados pelo governo vão para prefeituras indicadas pelos próprios deputados, eles têm medo de acabar perdendo o apoio de gestores, essencial para renovarem seus mandatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário