quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Eleitor pode evitar o voto nulo consultando a “ficha” dos seus candidatos



Faltam apenas quatro dias para as eleições e muitos candidatos, indeferidos pela Justiça, continuam na disputa. Muitos deles, enquadrados pela Lei da Ficha Suja, que abrange esse ano o pleito municipal. Já que os candidatos barrados pela Justiça não estão nem aí, agora só depende do eleitor decidir se vai querer votar em alguém que, mais tarde, poderá nem assumir o cargo, tornando seu voto nulo. 

O eleitor pode se informar sobre a situação dos candidatos, através do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Lá, ele pode acessar a página com o registro do candidato. Embaixo da foto, se aparecer o termo indeferido, indica que a candidatura não foi aceita. 

A página também informa se o candidato está recorrendo da decisão. Em Itabuna, um exemplo de candidatura indeferida é a do ex-prefeito Fernando Gomes. Mesmo após ter sido “barrado” no último dia 11, pela juíza da 27ª Zona Eleitoral, Rosineide Oliveira Andrade, Fernando mantém sua candidatura, mesmo correndo o risco de nem, sequer, assumir, caso vença as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário