quarta-feira, 23 de março de 2016

Campanha Salarial 2016 dos trabalhadores em supermercados

Finalmente ocorreu na tarde na última segunda-feira, 21/03, a primeira rodada de negociação da campanha salarial dos trabalhadores em supermercados de Itabuna. A representação patronal rechaçou a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Comerciários, limitando-se a oferecer reajuste salarial de 9%, o que representa perda salarial para a categoria, pois não chega nem a mesmo a repor a inflação do período. Em relação aos pisos salariais, o patronal apresentará uma proposta na próxima rodada de negociação, que ocorrerá dia 29/03. 

 No entendimento do Sindicato dos Comerciários, a proposta não atende às expectativas dos trabalhadores. A negativa em discutir novos direitos para a categoria (como remuneração do trabalho aos domingos e ticket alimentação, por exemplo) demonstra insensibilidade do patronal, que reafirma sua postura de arrocho ao propor um reajuste que retira o poder de compra dos comerciários. Rechaçamos a desculpa de que o pais vive uma crise econômica. 

A crise é política, alimentada inclusive pelo próprio segmento patronal. “Novos mercados estão sendo inaugurados em Itabuna e todas as empresas que participaram da primeira rodada de negociação são muito maiores do que há cinco anos atrás: ampliaram seus investimentos, inauguraram novas lojas”, apontou Jairo Araújo, presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna. “O salário pago aos trabalhadores em supermercados por estas empresas é desumano”, protestou Jairo. Só resta ao sindicato e aos trabalhadores intensificar a luta, as manifestações, reuniões, assembleias, para arrancar resultados mais positivos nesta campanha salarial. 

“O patrão criou uma crise e quer mandar a fatura para os trabalhadores, e isso nós não aceitaremos”, reafirmou Jairo Araújo. O sindicato convoca os trabalhadores e trabalhadoras em supermercados a participarem de nossa assembleia nesta quinta-feira, 24/03, às 18:30, no auditório dos Comerciários, onde avaliaremos a proposta e apontaremos os rumos da campanha salarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário