Sebastian Vettel é o mais jovem bicampeão da História da Fórmula 1, aos 24 anos de idade. O alemão terminou o Grande Prêmio do Japão, que teve a vitória de Jenson Button e o segundo lugar de Fernando Alonso, na terceira colocação e marcou os pontos necessários para conquistar o título com quatro corridas de antecedência. Com o resultado, Vettel alcançou 324 pontos contra 210 do vice-líder Button.
Felipe Massa não teve uma corrida das melhores largando da quarta posição e terminou em sétimo. Ele se envolveu em mais uma colisão com Lewis Hamilton, quando o inglês o fechou na freada para a chicane. O brasileiro teve a asa dianteira ligeiramente afetada no toque e isso, aliado aos pneus médios na parte final da prova, o jogou para trás.
Os demais brasileiros também tiveram corridas para esquecer. Rubens Barrichello chegou a flertar com a zona de pontuação, mas um safety car para a retirada de pedaços da asa de Massa jogou contra ele e no fim o brasileiro da Williams foi o 17o. Bruno Senna, que largara em nono, perdeu posições após um toque na largada e nunca entrou no ritmo, ficando em 16o.
A CORRIDA
Vettel não partiu tão bem largando da pole position e, para manter a liderança, espremeu Button na grama, o que permitiu a Hamilton assumir o segundo lugar, seguido por Massa, Alonso e Webber. Logo na quinta volta, o espanhol aproveitou a asa móvel para ultrapassar Massa e, duas passagens depois, Hamilton teve um pequeno furo no pneu, o que o fez perder tempo.
Como se previa, os pneus macios se desgastaram logo e a Red Bull foi a mais afetada com isso. Após a primeira rodada de pit stops, Vettel até segurou a liderança, mas, na segunda, Button retardou sua entrada nos boxes e, sem perder rendimento, ganhou tempo a ponto de sair dos boxes à frente do alemão, com Alonso em terceiro e Webber em quarto.
Depois do incidente entre Massa e Hamilton e da entrada do safety car, as primeiras posições foram mantidas por mais de dez voltas, até o inglês ultrapassar o brasileiro ao aproveitar a asa móvel no fim da reta dos boxes.
Naquele momento da prova, Vettel ainda estava próximo de Button, mas, de novo, seus pneus macios se desgastaram logo, o que o obrigou a entrar nos boxes antes para o último pit stop. Alonso parou depois e se deu bem, pois voltou na segunda posição.
Nas últimas voltas, Button passou a administrar a vantagem e Alonso reduziu rapidamente a diferença para um segundo. Mas o inglês tinha reservas e fez a melhor volta da prova na penúltima passagem. Com o ataque neutralizado, Button venceu pela terceira vez no ano e Vettel, se não conseguiu celebrar o bi com uma vitória, obteve o terceiro lugar que bastava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário