quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prefeitura diz que vai suspender interdição do Center Norte e shopping deve abrir nesta sexta-feira

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse nesta quinta-feira (6) que a prefeitura deve suspender a interdição do Center Norte nas próximas horas e que o centro comercial já poderá reabrir a partir desta sexta-feira (7). Kassab fez uma visita ao shopping junto com técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.
Durante a visita, Kassab recebeu um laudo da Cetesb que aponta que após a instalação de drenos não há mais risco de explosão por conta do gás metano. De acordo com Kassab, esse laudo será entregue aos órgãos competentes da prefeitura que, após análise, serão responsáveis pela suspensão da interdição. Ele pediu que isso fosse feito ainda hoje.
- O shopping está seguro. O motivo da multa não existe mais. O laudo será entregue à secretaria [do Verde e Meio Ambiente] para que seja suspensa a interdição. Pedi para que a comissão se reúna ainda hoje para se manifestar e, muito possivelmente, suspender a interdição.
Kassab destacou ainda que o problema no shopping é recente, desmentindo informações de que a prefeitura demorou para agir. De acordo com ele, o lixo que está no subsolo do empreendimento demora anos ou décadas para decompor e passar a emitir os gases que oferecem risco.

Multa

A Cetesb também informou nesta quinta-feira que suspendeu a multa diária de R$ 17.450 imposta desde 19 de setembro ao Shopping Center Norte. De acordo com a nota, foi considerada atendida a exigência feita pela agência para a instalação de um sistema emergencial de drenos destinado à extração do gás metano confinado em bolsões no subsolo do empreendimento. Após vistoria feita nesta quarta-feira (5), os técnicos da companhia ambiental constataram que o sistema de dez drenos verticais estava operando em sua totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário