quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aniversário do 'projeto': em paz com as vitórias, Luxa faz um ano no Fla

O "projeto" completa um ano nesta quarta-feira. Contratado para salvar a pátria rubro-negra após péssima passagem de Silas, Vanderlei Luxemburgo chegou ao Flamengo em 5 de outubro de 2010 para uma trajetória que começou cambaleante na luta contra o rebaixamento, mas comemora aniversário sonhando alto, com o título do Brasileirão, apesar dos percalços recentes.
Com 32 vitórias, 26 empates e nove derrotas em 67 jogos, além do título estadual deste ano, Vanderlei Luxemburgo chega à marca que tinha sido alcançada pela última vez por Ney Franco, ainda em 2007. A passagem do atual comandante da Seleção Sub-20, no entanto, teve um ponto final cinco dias após completar um ano, em 29 de maio. Desde então, Luxa é o nono treinador a comandar o Rubro-Negro da Gávea. Ou melhor, do Ninho do Urubu, como o próprio estabeleceu em seu primeiro dia de trabalho, quando passou definitivamente para o centro de treinamento todos os trabalhos do departamento de futebol. No século, somente Zagallo, entre 24 de outubro de 2000 e 15 de novembro de 2001, supera a dupla nos números.
O aproveitamento de 60,6%, por sua vez, coloca Vanderlei Luxemburgo na quarta colocação em aproveitamento desde a saída de Ney Franco - considerando o interino Marcelo Sales, que venceu a única partida que comandou o time após a demissão de Andrade. O treinador campeão brasileiro, inclusive, é quem vem logo em seguida, com 69,2% em cerca de oito meses. A marca é quase idêntica à de Joel Santana, único que deixou o clube por vontade própria. Com 69,1% entre agosto de 2007 e maio de 2008, o “papai” trocou o Fla pela seleção da África do Sul.
O apoio irrestrito da presidente Patrícia Amorim, entretanto, é um indício de que Luxa não terá problemas em superar a marca de Ney Franco, já na próxima segunda-feira, após o Fla-Flu. A primeira partida desta terceira passagem do treinador pelo clube aconteceu no dia 7 de outubro, com triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-GO. Foi o pontapé inicial da campanha de três vitórias, cinco empates e três derrotas, que impediu o rebaixamento para a Série B na penúltima rodada, graças a uma combinação de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário