Jovens, crianças e idosos, educadores, estudantes, motoristas e pessoas simples da comunidade têm sido atraídos à Praça Otávio Mangabeira (Camacan) para prestigiar as atividades da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna. Iniciada na última segunda-feira (19) a programação, que está focada na intensificação das ações educativas promovidas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), será encerrada nesta sexta-feira (23) com o Simulado de Emergência e Primeiros Socorros com Múltiplas Vítimas, às 16 horas, tendo a participação do 4º Grupamento de Bombeiros Militares e de estudantes de Enfermagem da FTC.
Dentre as atividades mais concorridas na Semana do Trânsito merecem destaque o Espaço Condutor Cidadão, o EducaTran, a Minicidade Itinerante do Trânsito e o Workshop do Trauma, este último organizado pelos acadêmicos de Fisioterapia e dos alunos da Faculdade Aberta da Terceira Idade da FTC Itabuna. Além disso, também estão atraindo à atenção dos visitantes os estandes do Sest/Senat, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da Settran, Elessandra Bispo, a diversidade de público nas atividades interativas na Semana Nacional do Trânsito em Itabuna foi um dos grandes diferenciais em relação às edições anteriores do evento. “O que nós percebemos é que a proposta de sensibilização da Settran para que as pessoas assumam uma postura cidadã no trânsito foi bem aceita pela comunidade. Isto ficou evidente pelo interesse do público de todas as faixas etárias que vieram em busca das informações e participar das atividades programadas”, frisou.
Elessandra observa que no Espaço Condutor Cidadão, por exemplo, os motoristas que foram notificados em infrações durante blitz foram convidados a participar das atividades educativas desenvolvidas na Semana Nacional do Trânsito. A Minicidade Itinerante foi outro espaço que despertou o interesse não só das crianças, mas também das pessoas da FTerCeira Idade. “Tudo isso faz parte das ações educativas que desenvolvemos durante o ano inteiro. Porém, nesta semana, ao trazermos para a praça pública essas atividades queremos enfatizar que a melhoria da qualidade do trânsito depende da mudança de postura de cada cidadão”, elucida a coordenadora.
Workshop
Coordenando o grupo de estudantes do curso de Fisioterapia no Workshop de do Trauma, a professora Kelly Bomfim explicou que a atividade desenvolvida pelos acadêmicos foi focada também na sensibilização para que público pudesse perceber as consequências para quem age com imprudência no trânsito. Para isto, foram trabalhadas as questões dos traumas e sequelas causados nos acidentes de trânsito, que impõe limitações às vitimas na questão da mobilidade e tantas outras atividades do dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário