sábado, 21 de maio de 2011

Irmã Dulce: uma trajetória de fé e caridade para ajudar ao próximo

Ajudar ao próximo para ficar mais perto de Deus. Esse era um dos objetivos de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Filha do cirurgião dentista Dr. Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Maria Rita nasceu em 26 de maio de 1914, na capital baiana. Como qualquer outra criança gostava de brincar de bonecas e era louca por futebol.
Com a morte da mãe, com apenas 7 anos, vai morar com as tias e aos 13 descobre a vocação religiosa. O primeiro contato com a pobreza foi quando acompanhou uma das tias em uma visita aos pobres no bairro do Tororó, em Salvador. Neste ano, 1927, Maria Rita cuidava dos doentes que batiam à sua porta na Rua da Independência, no bairro de Nazaré. Era o início de uma trajetória de fé, caridade e perseverança.
saiba mais
Após formar-se na Escola Normal da Bahia como professora, Maria Rita troca o uniforme estudantil pelo hábito religioso das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Em homenagem à mãe, recebe o nome de Irmã Dulce. Em 1935, a freira inicia os trabalhos de assistência à comunidade carente dos Alagados, conjunto de palafitas localizado no bairro de Itapagipe, em Salvador.
Leia Mais :http://g1.globo.com/bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário