domingo, 24 de abril de 2011

Chocolate na Páscoa é sonho distante das roças de cacau do interior baiano

A Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, principal matéria-prima do chocolate e fornecedor das grandes fábricas nacionais e internacionais do setor. É da região sul do Estado, conhecida como Costa do Cacau, que a matéria-prima do chocolate é produzida e abastece a Páscoa do País.
Neste período, o consumo do chocolate triplica. É uma oportunidade para trabalhadores ganharem dinheiro extra com a produção de ovos caseiros e para as grandes marcas faturarem.
“Faço ovos caseiros há quatro anos. Tiro um dinheiro a mais e compenso o gasto extra do final de ano e do Carnaval”, conta a produtora Regiane Borges. Ela diz que aprendeu a fazer ovos de chocolate em um programa de TV. “Comecei fazendo poucos e a vender para colegas de escola, hoje recebo encomendas de até 500 ovos. A produção só não é maior por falta de tempo”, comemora ela.
Inacessível - Enquanto o cacau baiano é servido nas mesas do País, crianças que vivem nas fazendas sonham com o ovo de Páscoa, que nem sempre chega. “Tenho cinco filhos, trabalho em roça de cacau há 20 anos. Às vezes tenho dinheiro para comprar, mas o ovo de Páscoa é muito caro. Aprendi a fazer mel de cacau, polpa, geleia, mas chocolate ainda não”, diz o trabalhador rural Erivaldo Nascimento, 44 anos.
Ele conta que o patrão vende para as fábricas, mas se quiser comer chocolate, precisa comprar no supermercado. “Mas como são muitos filhos, não tenho como comprar para todos”, completa.

Camila Oliveira |Jornal A Tarde Sucursal Itabuna
Foto :Luis Tito

Nenhum comentário:

Postar um comentário