quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Justiça inocenta Tiririca e humorista poderá ocupar vaga na Câmara Federal

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, absolveu o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, na ação penal que investigava se ele havia mentido sobre saber ler e escrever. Com a decisão, divulgada nesta quarta-feira (1º), o humorista poderá assumir a cadeira na Câmara Federal a partir do ano que vem. De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), o juiz entendeu que o nível de alfabetização de Tiririca era suficiente para assumir o cargo.
- A Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais. [...] O acusado demonstrou disposição para a escrita, ainda que tenha se recusado a se submeter à colheita do material gráfico, utilizado apenas para dirimir a dúvida quanto a discrepância de grafia entre a assinatura por ele firmada e a declaração contendo a afirmação de que sabe ler e escrever.
Na decisão, o juiz avalia que Tiririca foi aprovado no teste a que foi submetido no início de novembro, quando escreveu trechos ditados do livro Os 60 Anos da Justiça Eleitoral e, depois, leu e explicou partes de duas matérias de um jornal.
http://noticias.r7.com/brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário