Após 38 rodadas e quase sete meses de futebol, o campeão brasileiro será decidido neste domingo (5) e significará alívio nacional para uma entre três torcidas que viveram decepções recentes no futebol internacional. Fluminense, Corinthians e Cruzeiro brigam pela taça em um campeonato envolto a polêmicas e particularidades.
Ansioso, Flu pega Guarani por título
O Tricolor, que lidera a competição, com 68 pontos, enfrentará o Guarani, no Engenhão, e precisa de uma vitória para conquistar o segundo título brasileiro da sua história. Corinthians, com 67 pontos, e Cruzeiro, um abaixo, dependem dos outros resultados para comemorar.
Para a torcida do Fluminense, um eventual título será um prêmio depois de dois anos doloridos e cheios de remorsos. Em 2008, o clube fez uma campanha brilhante na Copa Libertadores e chegou à final contra a LDU, mas perdeu o título em pleno Maracanã, nos pênaltis. Em 2009, surgiu a chance de levar a Copa Sul-Americana, contra a mesma equipe. Novamente em casa, outro vice.
Para o Corinthians, a decepção a ser superada é mais recente. Desde quando o clube conquistou a Copa do Brasil de 2009, só se falava sobre a Libertadores deste ano no Parque São Jorge. Investimentos e meses de espera pareciam no rumo certo quando o time fez a melhor campanha da primeira fase da competição. Contudo, essa “benção” se tornou maldição, e a equipe pegou o Flamengo nas oitavas de final, sendo eliminada no Pacaembu em decorrência do gol marcado fora de casa.
No Cruzeiro, a última grande decepção também ocorreu na Libertadores. No ano passado, o clube chegou à final, quando pegou o Estudiantes, da Argentina. Em casa, o time comandado por Adilson Batista até abriu o placar, mas tomou a virada no segundo tempo e ficou com um chorado vice no Mineirão.
Neste domingo, em uma rodada com todos os jogos às 17h, o Timão enfrentará o Goiás, no Serra Dourada. Para ser campeão, o clube precisa vencer e torcer contra triunfo do Fluminense. Palco do título alvinegro em 2005, o estádio deve apoiar o Corinthians contra uma equipe rebaixada e com reservas. A Raposa enfrentará o Palmeiras, também desfigurado, em casa, e depende de tropeços dos dois concorrentes.
O campeonato chegará ao fim neste domingo, mas as polêmicas que envolveram a reta final do torneio provavelmente ficarão na boca e na lembrança dos torcedores por muito tempo. Arbitragem, possíveis resultados “entregados” e ajudas financeiras fizeram como nunca parte do noticiário nas últimas rodadas de um Brasileirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário