sábado, 4 de dezembro de 2010

Bahia encerra Semana da Conciliação com quase 60% de acordos

A Semana Nacional de Conciliação na Bahia foi encerrada no final da tarde desta sexta-feira com um índice de acordo de 59,5%.
Das 38.559 audiências realizadas, foram contabilizadas 22.980 acordos, segundo informações da Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (COPPEMC).
Os dados foram enviados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas poderão sofrer alterações caso o sistema seja reaberto para receber novas informações.
"Os números alcançados retratam o empenho de todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário baiano e revelam a busca incansável por uma justiça célere e pacificadora", afirmou a desembargadora Maria das Graças Osório Pimentel, presidente da COPPEMC.
No total, foram inscritos na Bahia 62.352 processos para participar da 5ª edição da Semana.
O Estado foi o único do País a promover os trabalhos durante duas semanas, ou dez dias úteis, enquanto que as outras unidades da federação realizaram as audiências entre 29 de novembro e 3 de dezembro.
"A cultura da conciliação é uma das prioridades do Poder Judiciário Baiano, uma vez que se mostra eficaz à construção da solução definitiva das lides, deixando como legado às partes envolvidas o sentimento de satisfação plena e imediata", afirmou a presidente Telma Britto. "Parabenizo e agradeço todos os envolvidos na Semana Nacional de Conciliação. O Poder Judiciário do Estado da Bahia está em festa", concluiu.
A Semana Nacional da Conciliação visa reduzir a quantidade de litígios e contribuir para a pacificação social, difundindo a cultura da conciliação.
As conciliações ajudarão no cumprimento das metas nº 2 de 2009 e de 2010, do Conselho Nacionalde Justiça.
No ano passado, nas duas Semanas da Conciliação, o Tribunal de Justiça da Bahia obteve 50% de acordos em relação às audiências realizadas.
O índice levou o Estado ao segundo lugar entre os tribunais do País na Semana realizada em dezembro, com 9.660 acordos em 18.409 audiências.
O resultado final da Semana Nacional da conciliação, com o total de acordos realizados no País,  será divulgado na próxima segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, durante a realização do 4º Encontro Nacional do Judiciário.
O evento reúne os presidentes e corregedores de todos os 91 tribunais brasileiros para definir as estratégias de ação do Poder Judiciário para 2011.

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário