sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Rotary Clube de Itabuna promove palestra com o Grupo se Toque sobre o Outubro Rosa


“O câncer de mama é o segundo que mais acomete pessoas e o número de casos está cada vez mais crescente. Encontrou qualquer coisa diferente ao fazer o auto-exame, procure o médico. É importante detectar cedo, pois a cura é mais provável”, alertou Isabela Barreto de Mendonça Fontes, uma das fundadoras do Grupo Se Toque – que presta apoio a pacientes oncológicos – em palestra realizada pelo Rotary Club de Itabuna na noite de terça (19). 

A participação teve o intuito de conscientizar rotarianos, familiares e convidados sobre a prevenção do câncer de mama, que neste mês ganha maior destaque através da campanha Outubro Rosa.

De acordo com Isabela, a campanha surgiu em 1990 nos Estados Unidos, assim como o símbolo do laço rosa, que hoje é conhecido mundialmente. Em 2002, a campanha chegou ao Brasil através do INCA (Instituto Nacional de Câncer) que a promove no país. 

Já o Se Toque, foi fundado em 2005 por um grupo de mulheres, entre as quais, algumas acometidas pela doença.  “Em 2004 fiz tratamento contra o câncer. Minha irmã e eu fomos diagnosticadas e fizemos o tratamento praticamente ao mesmo tempo. A partir daí, unidas a outras mulheres, criamos o grupo, com o intuito não somente de conscientizar, mas dar suporte a quem está em tratamento em Itabuna”, explicou.

+| Leia a matéria completa »

Nenhum comentário:

Postar um comentário