sábado, 21 de abril de 2018

Ubaitaba amplia atenção às unidades de Saúde da Família

Reunião da Comissão Intergestora Bipartite do Estado

Crédito: Divulgação
O atendimento à saúde da família em Ubaitaba vai ganhar mais um equipamento. A Comissão Intergestora Bipartite do Estado (CIB) aprovou na quinta-feira, dia 19, em Salvador, implantação de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tipo 1, para dar suporte às cinco unidades de Saúde da Família (USF) do município. Com isso, mais sete profissionais de Saúde serão contratados pela Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que também receberá mais um aporte de recursos. 

“O NASF é importante por ampliar a ação das unidades de saúde da família”, avalia o secretário José Carlos Lona de Almeida. Segundo o secretário, com o NASF será possível apoiar as três USF da zona urbana, nos bairros da Ruinha, Armandão e Maria Olímpia, e dois na zona rural, abrangendo os distritos de Faisqueira e Piraúna, que compreende as regiões de Oricó, Caguinhos, Melos e Piraúna. A 257ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) reuniu gestores da Secretaria da Saúde do Estado e de secretarias municipais de saúde. 

O encontro, que contou com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, foi realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). Umas das pautas discutidas durante a reunião foi a realização de cirurgias eletivas. A exposição foi feita pela superintendente de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde, Ana Paula Andrade. 

Ela destacou que os municípios que não executaram no mínimo 50% do exercício 2017 até o mês de maio deste ano, o recurso deverá ser repactuado na CIB, considerando a demanda cadastrada no Sistema Lista Única. Durante o encontro ainda forma homologados credenciamentos de núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipes de Saúde da Família (ESF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário