segunda-feira, 23 de abril de 2018

Hospital de Base de Itabuna precisa de doadores de sangue


O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna, necessita urgentemente de doadores de sangue. Uma das principais unidades hospitalares do Sul da Bahia em urgência / emergência, o hospital atende a população de Itabuna e ainda outros 169 municípios da região. 

Segundo Karla Macedo, diretora da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do hospital, há uma necessidade específica de transfusões diárias que giram em torno de 15 bolsas por dia. Mensalmente, os números giram em torno de 300 a 350 transfusões por dia, só que a quantidade de bolsas existentes no Banco de Sangue de Itabuna nem sempre é a adequada para atender a demanda. 

 A enfermeira hemoterapeuta Michele Menezes, que atua no Banco de Sangue de Itabuna, explica que, assim como é possível direcionar uma doação de sangue para um determinado paciente, também é possível que a doação seja para uma instituição específica. Basta que, no ato de inscrição, o doador indique o Hospital de Base como destinatário da doação, ou qualquer outra instituição que seja do seu interesse.

 “Somente o Hospital de Base precisa de mais ou menos 15 a 20 bolsas por dia e o Banco de Sangue atende não só Itabuna, mas instituições hospitalares e centros de saúde de outros 115 municípios. Ocorre que, diariamente, a gente precisa de uma quantidade entre 70 e 80 doadores por dia. A gente não está tendo nem 20. Por mês, estamos falando em 1200 coletas, e infelizmente o que estamos tendo não chega nem perto disso”, explicou Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário