terça-feira, 26 de outubro de 2021

Berço de Itabuna festeja os 206 anos


A Prefeitura de Itabuna comemora nesta quarta-feira, os 206 anos do distrito de Ferradas, berço da cidade, que teve a feta adiada no dia 19. Nascida no século 19, como aldeia dos índios Guérens, Camacans e Pataxós, o local cresceu e ser tornou um entreposto, local de parada para quem viajava entre Ilhéus e Vitória da Conquista

Ferradas consolidou o espírito comercial que se tornou o perfil de Itabuna, além de dar ao mundo escritores como Jorge Amado e Telmo Padilha. Ferradas deve muito ao frei capuchinho Ludovico de Livorne, que escreveu dois livros sobre as ações da igreja no povoado.

A programação começa nesta quarta, às 7 horas, com Aulão Funcional do professor Danilo Cezar, seguido de Funcional com Futebol para Crianças, brincadeiras e jogos recreativos. A partir das 9 horas, em seis estandes, começa o atendimento das secretarias municipais para a comunidade.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente vai distribuir 700 mudas de frutas e essenciais florestais, com uma equipe de agrônomos e técnicos para orientar sobre o plantio. A Secretaria de Promoção Social atenderá com assistentes sociais e psicólogos, além de cadastrar para o CadÚnico, Bolsa Família e BPC.

Também vai cadastrar para o ID Jovem e oferecer serviços de manicure e cabeleireiro. A pasta da Sapude fará exames de pressão arterial, doenças sexualmente transmissíveis e glicemia, além de orientar sobre o autoexame de mamas e prevenção contra o câncer.

A partir das 14 horas, a Fundação Marimbeta fará apresentações de dança, haverá a Fala do Escritor Ferradense, com Gustavo Veloso, autor do livro “Ferradas: Um Capítulo na História do Brasil”; mais Capoeira, Certificação de Reconhecimento para pessoas que residem em Ferradas e voz e violão com Carlos Santana.

Às 17 horas, haverá Missa em Ação de Graças pelos 206 anos da antiga Vila Imperial Dom Pedro de Alcântara, oficiada pelo padre Roberto dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição de Ferradas. A Ficc assume entre 18 e 20 horas com o Hino Nacional e Monólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário