terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Dedicação de grupos religiosos e fiéis marcam homenagem à Nossa Sra. da Conceição



“Os festejos de Nossa Senhora da Conceição, realizados no período de 29/11 a 8/12, foram marcados pelo envolvimento e a dedicação de grupos, movimentos, pastorais, serviços e a comunidade. Unidos eles fizeram cada noite, um momento único de louvor à padroeira do bairro Conceição e de pregação edificantes para os fiéis”, como destaca Padre Adriano Fernandes, ao fazer um rápido balanço do novenário. 

A programação, com liturgia bem celebrada e pregações edificantes com párocos convidados de outras comunidades, incluiu quermesses com boa participação, som ao vivo todas as noites, culminando com uma procissão animada e concorrida, no final da tarde do domingo, (8), data em que se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição.

Nesse mesmo dia, a santa foi saudada com uma alvorada as 5 horas da manhã e duas missas festivas às 9 horas na matriz e a outra no final da tarde, ao ar livre, seguida da tradicional procissão pelas ruas do bairro.  “Esse dia foi marcado com numerosos devotos da Mãe Imaculada, que expressaram sua alegria e fé. Somos gratos a Deus e Nossa Sra.da Conceição por todos os benefícios e pelos frutos que colheremos a partir desse novenário”, disse Padre Adriano.

Ainda na programação foi entregue uma moto zero quilometro à devota Nyara Filgueiras, que comprou um bilhete (número 791), sorteado pela loteria federal de sábado. O dinheiro arrecadado serviu para a compra e instalação de aparelhos de ar condicionado para a climatização da igreja, uma das preocupações de Padre Adriano, para garantir conforto e bem estar aos seus devotos. 

O canto

Nos dias da novena, os grupos de cantores, fizeram revezamento, para animar as celebrações. “O canto e a música desempenham sua função de maneira significativa, seguindo a beleza expressiva da oração, a participação da assembleia e o caráter solene da celebração”, como destaca o pároco. Segundo ele, o canto une as pessoas, anima e dá vida. “Além disso, facilita passar de uma só vez a um só coração e a uma só alma, complementa.

A missa festiva da manhã do dia 8 foi animada pelo coral de mulheres integrantes da Pastoral litúrgica e comandado pela dedicada Airam Nunes, enquanto que a missa de encerramento teve a participação do coral de homens e mulheres de vários grupos e movimentos e foi regido pelo maestro Joceone Reis.   (Mais fotos e vídeos, no instagram @paroquianscitabuna e no facebook)
_______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário